FestLuso 2023 chega à Brasília no Espaço Cultural Renato Russo

 

O Festival de Teatro Lusófono – FestLuso (@festluso_oficial) traz à Brasília, pela primeira vez, Módulo Circulante com três espetáculos que compõem a edição de 2023. As apresentações acontecem de 18 a 20 de agosto, no Espaço Cultural Renato Russo.

Originário do Piauí, o FestLuso está em sua 13ª edição e amplia o movimento de expansão do Festival para outros centros culturais como o Distrito Federal. Espetáculos de companhias do Piauí, Rio de Janeiro, São Paulo, Portugal, Moçambique e Cabo Verde levam as artes de países falantes da língua portuguesa para o público.

Francisco Pellé, um dos organizadores do festival da lusofonia, afirma que a grande novidade é a ampliação da programação.

“Brasília é um significativo espaço de manifestação da cultura brasileira. É muito importante a oportunidade de apresentar, na cidade, uma parte da programação de Teresina. Um festival que trata da integração do teatro de língua portuguesa nos países lusófonos, precisa estar na narrativa de cidades como a Capital Federal”, acrescenta Francisco.

Como é característica do festival, a programação conta com espetáculos que fazem unir as culturas de artistas de diferentes países, fazendo uma imersão de trocas que misturam as artes cênicas de três continentes: América, Europa e África. Nesta edição, o Festival faz uma homenagem ao teatro de Portugal e tem a participação de sete grupos representativos da cena teatral Portuguesa. Dois deles, Musgo Produção Cultural e Saaraci Coletivo Teatral, se apresentam na cidade de Brasília.

Na circulação Brasília, o Festival apresenta o espetáculo Esperando Godot, do Grupo Harém de Teatro, de Teresina/PI; Viagem Infinita – A partir de “Os Lusíadas” de Camões, de Musgo Produção Cultural, de Portugal, e Saaraci, o Último Gafanhoto do Deserto, do Saaraci Coletivo Teatral, de Cabo Verde / Brasil / Portugal. As apresentações são gratuitas com retirada de senha com uma hora de antecedência de cada apresentação.

O FestLuso 2023 tem realização do Grupo Harém de Teatro e patrocínio do Governo do Estado do Piauí/ Secretaria de Estado da Cultura do Piauí e conta com o apoio do Instituto Camões/Embaixada de Portugal no Brasil e do Instituto Janelas da Arte, Cidadania e Sustentabilidade.

Programação FestLuso 2023

Módulo Circulante
FestLuso Brasília

Local: Centro Cultura Renato Russo/Sala Multiuso – 508 Sul
Entrada franca – com retirada de senha uma hora antes de cada apresentação

Dia 18/agosto (sexta feita) – 20h

Esperando Godot – Grupo Harém de Teatro – Teresina – PI – Brasil

Diz que “Esperando Godot”, é a história de dois vagabundos que enquanto esperam a inalcançável personagem do “Senhor Godot” comem nabos, brincam com seus chapéus, enquanto fazem narrativas sobre suas vidas e os bons tempos onde eram felizes. Mas “Godot”, é mais do que isso. É um testemunho contundente e arrasador sobre todos do avanço do nazifacismo na Europa, que vem de forma avassaladora, destruindo os melhores e maiores avanços e conquistas das sociedades modernas. Brincar com o chapéu, é perder a cabeça que é estrangulada numa simulação de suicídio. Fazer palhaçadas é ironizar o poder e destituir o poder do Estado sobre o indivíduo. É colocar em xeque a capacidade do Homem em erguer a Torre Eiffel como um símbolo, de desenvolvimento e ao mesmo tempo um troféu para a morte do pr&oacu te;prio Homem, quando usa o monumento para se atirar lá do alto da sua torre e da sua própria decadência.

Ficha Artística e Técnica

Elenco: Francisco de Castro e Fernando Freitas
Autor: Samuel Beckett.
Tradutor: Fabio de Souza Andrade
Dramaturgia e Encenação: Arimatan Martins
Cenografia e Adereços: Emanuel de Andrade.
Figurinos: Soraya Guimarães.
Desenhos de Luz: Assaí Campelo.
Arte visual: Marcelo Magon.
Fotos: Margareth Leite.
Produção: Navilouca Produções (Soraya Guimarães)
Patrocínio: Equatorial Energia através da Lei de Incentivo SIEC/Secult/Governo do Estado.
Realização: Navilouca Produções e Grupo Harém de Teatro
Serviços: 55 min. / 14 anos.

Dia 19/agosto (sábado) – 20h

Viagem Infinita – A partir de “Os Lusíadas” de Camões | VERSÃO DE ITINERÂNCIA – MUSGO Produção Cultural – Portugal

Redescobrindo as chamadas descobertas e a própria figura de Camões, o actor Ricardo Soares e o músico e compositor Nuno Cintrão reapresentam “Os Lusíadas” através de uma performance/concerto que pretende reconciliar os espectadores/leitores com (ou dar a conhecer) a opus magnum do poeta português. Em permanente relação dialógica com a composição musical e a sonoplastia (executadas ao vivo), a narrativa é devolvida ao espectador por intermédio de uma interpretação que releva a fisicalidade do actor e um trabalho de elocução intencionalmente coloquial. O espectáculo vem sendo apresentado de há sete anos a esta parte, designadamente em Portugal, Cabo-Verde e Macau, em teatros, centros culturais, escolas e universidades.

Ficha Artística e Técnica

Designação do espectáculo: “Viagem Infinita” a partir de “Os Lusíadas” de Camões
Guião e encenação: Paulo Campos dos Reis e Ricardo Soares
Interpretação: Ricardo Soares e Nuno Cintrão
Música Original: Nuno Cintrão (com a participação especial – gravação – da fadista Mara)
Figurinos: Artur de Campos
Fotografia: Ricardo Reis, Akimoto Chan e Nuno Mota
Vídeo: Ricardo Reis
Direcção de Produção: Ricardo Soares
Produção Executiva: Pedro Carranquinha
Contabilidade: Fisconthabilidade
Secretariado: Carina Soares
Produção: Musgo Produção Cultural
Financiado pelo edital de internacionalização da Fundação GDA.
Apoio: Instituto Camões/Embaixada de Portugal no Brasil.
Serviços: 50 min. / a partir de 12 anos / performance/concerto

Dia 20/agosto (domingo) – 17h

Saaraci, o Último Gafanhoto do Deserto – Saaraci Coletivo Teatral – Cabo Verde / Brasil / Portugal.

Numa viagem cheia de aventuras, o Gafanhoto Saaraci, o último do deserto, nos leva a grandes descobertas, onde se cruza com outros companheiros da natureza, na sua viagem louca até a ilha do Gigante Adormecido. Esta produção coloca em cena, de forma criativa e alegre, o incrível telúrico mundo da artista plástica luso-caboverdiana Luísa Queirós. Um espetáculo que levará as crianças a pensarem sobre a preservação ambiental e animal e que utiliza múltiplas técnicas diferenciadas, desde a forma animada, com uma belíssima marioneta que encarna o nosso protagonista, até técnicas de contação de estóreas, utilização de máscaras e sombras chinesas. Lúdico divertido e criativo!

Ficha Artística e Técnica

Texto Original: Luísa Queirós
Dramaturgia: João Branco
Encenação e direção artística: João Branco e Janaina Alves
Interpretação: Deka Saimor, João Branco e Janaina Alves
Música Original: Sérgio Figueira
Figurinos: Janaina Alves
Marioneta: Amândio Anastácio / Alma d’Arame
Ilustrações: Luísa Queirós
Consultadoria Artística: Teatro de Marionetas do Porto
Produção: Saaraci Coletivo Teatral
Financiado pelo Edital de internacionalização da Fundação Calouste Gulbenkian
Apoio: Instituto Camões/Embaixada de Portugal no Brasil.
Serviços: 50 min. / Livre

 

Quer saber mais do que tá acontecendo pelo Piauí? Veja a “agenda cultural”. Quer sugerir pautas para a Geleia Total? Manda a sua sugestão para: redacao.geleiatotal@gmail.com

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas