Atrizes e atores piauienses recebem Pascoal da Conceição com intervenção artística

Neste domingo (20/08), o aeroporto de Teresina foi ocupado por um coletivo de artistas piauienses rompendo completamente o silêncio e protocolos do espaço. O grupo esperava pelo ator Pascoal da Conceição que embarcou dentro de um de seus personagens mais conhecidos, o poeta Mário de Andrade.

“Meu cavalo está pesado, meu cavalo quer voar, atuar, atuar, para poder voar.”

Entoando versos da marchinha conhecida por fazer parte do repertório do espetáculo “Os Sertões” montado pelo Teatro Oficina com direção do Zé Celso, os atores surpreenderam os transeuntes.

                A recepção-performática-poética foi organizada pelo ator, diretor e professor Zé Reis, que frisou o impacto que tem esse lugar de encontro. Segundo o artista:

“A ideia surgiu em uma conversa com o Pascoal. Pensamos que poderia ser uma homenagem a ele, ao Mário de Andrade, ao teatro brasileiro e a Zé Celso, que está mais vivo do que nunca.”

Zé Reis conta que depois da conversa com Pascoal convidou alguns artistas e músicos que aceitaram prontamente o convite, e o improviso foi ganhando corpo até que se tornou um cortejo.

Além de Zé Reis, os artistas Alisson Carvalho, Savana Victória, Laila Caddah, Eduardo Lins, Lucas Coimbra, Luan Rodrigues, Abel Alonso, Lyvia Moura e Gilvana Morgana participaram do cortejo para recepcionar o “Mário de Andrade” e marcar a primeira vinda do poeta ao Piauí.

“Juntei as pessoas na casa dos meus pais, ensaiamos e fomos dali para o aeroporto, numa vibração coletiva que foi fundamental para a performance. O teatro é vivo pode ser feito sem grandes preparos, mas com muito desejo”, completa.

 

No aeroporto, demonstrando extrema felicidade pela recepção, o ator Pascoal da Conceição agradeceu pela homenagem e convidou a todos os presentes para participarem do FestLuso 2023. “Já disse Mário de Andrade: ‘si um deus morrer, irei no Piauí buscar outro!’ Recebi essa homenagem em nome de Mário de Andrade e convido a todos para participarem desse Festival que está iluminando o mundo todo. Evoé”, disse o ator.

O ator e jornalista Luan Rodrigues, ressalta o quanto foi gratificante participar do cortejo: “Fiquei muito feliz pela união do grupo, pela forma como aconteceu a intervenção, a recepção de Pascoal, assim tudo muito rápido e sem muitos ensaios, mas deu tudo certo, o que mostra o quanto o nosso teatro local é vivo e cheio de talentos artísticos do bem”, afirma.

Para a atriz e bailarina Lívia Moura, participar do cortejo foi uma experiência única. “Pra mim, foi muito gratificante participar desse momento. Foi um uma troca de energia assim explicável do cortejo. E uma experiência inexplicável que nunca imaginei que iria passar. E trazendo também as nossas origens musicais também aqui, né, com a música Cajuína foi muito lindo e com certeza para quem presenciou esse momento foi único.

Pascoal da Conceição desembarcou em Teresina para participar do Festival Lusófono onde ministrará a “Oficina Antropofágica de Teatro” no Festival que inicia amanhã (22/08) e se estende até dia 28 de agosto. Conhecido pelo papel do Dr. Abobrinha na série “Castelo Rá-Tim-Bum”, o ator, dublador, produtor teatral e diretor é natural de São Paulo. Acumula muitos papéis e produções ao longo da sua trajetória, mas a personagem de Mário de Andrade ficou mais conhecida pela minissérie “Um só coração”.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas