Atores da peça “Tom na Fazenda” vão participar de bate-papo com estudantes em Teresina

Foto da peça Tom na Fazenda. A imagem mostra dois homens caídos em um chão de terra, um deles está por cima e segura os pulsos do outro contra o chão.
Foto por Victor Novaes

 

O espetáculo Tom na Fazenda (@tomnafazenda), que conquista público e crítica, estará em Teresina no sábado (14) e domingo (15) e os atores e diretor da peça vão participar de um bate-papo com estudantes de teatro. A premiada peça, estrelada por Armando Babaioff, está com temporada no Nordeste e conta com direção de Rodrigo Portella e traz no elenco Denise Del Vecchio, Gustavo Rodrigues e Camila Nhary, além do próprio Babaioff.

Os dois dias de espetáculos serão no Teatro 4 de Setembro. Os ingressos já podem ser adquiridos na plataforma do Sympla.  O cliente Vivo Valoriza tem 50% de desconto na compra de até um par de ingressos. Inclusiva, a peça conta com intérprete de libras e será disponibilizado um QR code que encaminha para um áudio descritivo para as pessoas com deficiência visual.

O bate-papo será nesta sexta-feira (13), no auditório Clóris de Oliveira, no Instituto Federal do Piauí (IFPI), às 18 horas. O ator, diretor e professor de teatro Moisés Chaves articula o encontro entre os atores da peça e os estudantes piauienses. Participarão do bate-papo além de estudantes do IFPI, o Grupo de Teatro da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), a turma de teatro estudantil da Fundação Municipal Monsenhor Chaves e estudantes da Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati).

O que conta a peça

A peça, vencedora de vários prêmios, entre eles, da APCA, Associação de Críticos de Teatro de Quebec, Shell e Cesgranrio, aborda a inabilidade do indivíduo para lidar com o preconceito, a impotência, a violência e o fracasso. “Tom na Fazenda” é baseada na obra Tom à la Ferme, do autor canadense Michel Marc Bouchard.

Na história, após a morte do seu companheiro, o publicitário Tom (Armando Babaioff) vai para a fazenda da família para o funeral.  Ao chegar, ele descobre que a sogra Kelzy Ecard nunca tinha ouvido falar dele e tampouco sabia que o filho era gay. Nesse ambiente rural austero, Tom é envolvido numa trama de mentiras criada pelo truculento irmão (Gustavo Vaz) do falecido, que insiste através de violência, que Tom esconda o relacionamento de sua mãe enlutada.

Nesta fazenda, mentir é a primeira condição de sobrevivência, e, aos poucos, vai virando no cenário de um jogo perigoso, onde quanto mais os personagens se aproximam, maior a sombra de suas contradições. Sangue e lama sujam as palavras e engrandecem os corpos transfigurados pelas emoções para revelar a grandeza trágica e universal deste texto necessário.

A temporada itinerante da peça é realizada através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, apresentada pelo Ministério da Cultura, com patrocínio da Vivo.  A montagem foi aclamada em solo francês, tornando-se um dos grandes destaques, o que culminou em uma temporada em Paris, no Théâtre Paris-Villette, atraindo o melhor público da casa dos últimos 20 anos.

Sobre a temporada, o jornal francês Libération escreveu: “É raro ver uma encenação ser ovacionada de pé todas as noites e uma atuação alucinante de seus atores, que fazem um trabalho incrível de interpretação.” O jornal La Terrasse, confirmou: “Dirigida por Rodrigo Portella, esta versão teatral brasileira de uma beleza violenta, beirando o sublime; um momento excepcional do teatro. Uma experiência teatral dessa ordem é rara.” E, ainda, o grande Le Monde assegurou: “Tom na Fazenda é uma peça importante do repertório contemporâneo”, referindo-se à montagem brasileira.

Foto por Victor Novaes

Temporada

Há seis anos, o espetáculo estreou na região da Normandia, na França. Atualmente a peça está em temporada na FAAP em São Paulo e faz turnê simultânea durante os fins de semanas pelo Norte e Nordeste até o dia 10 de dezembro nas cidades de João Pessoa, Salvador, São Luís, Recife, Maceió, Belém, Teresina e Fortaleza, além de uma temporada as terças e quartas-feiras no mês de outubro no teatro Ipanema no Rio de Janeiro.

Tom na Fazenda entrará em turnê internacional em janeiro de 2024, onde permanecerá até o mês de maio percorrendo 27 cidades na França, Bélgica e Suíça, fazendo 47 apresentações. O espetáculo já realizou mais de 350 apresentações.

Total de público que assistiram ao espetáculo até agora
Canadá – 2250
França – 6365
Brasil – 59.016

Idealizada pelo ator e produtor Armando Babaioff, que também assina a tradução, a encenação é dirigida por Rodrigo Portella e traz no elenco , Denise Del Vecchio, Gustavo Rodrigues, Camila Nhary, além do próprio Babaioff.

Ficha Técnica

Texto: Michel Marc Bouchard
Tradução: Armando Babaioff
Direção: Rodrigo Portella
Elenco: Armando Babaioff, Denise Del Vecchio, Gustavo Rodrigues e Camila Nhary
Cenografia: Aurora dos Campos
Iluminação: Tomás Ribas
Figurino: Bruno Perlatto
Direção Musical: Marcello H.
Coreografia: Toni Rodrigues
Comunicação e Prog. Visual: Victor Novaes e Miguel Macedo
Produção Executiva: Cláudia Barbot e Júlia Tavares
Produção Local: Flávio Marques / Preta Rosa
Financeiro e Administrativo: Letícia Napole / Marina Paiva
Direção de Produção: Sérgio Saboya e Silvio Batistela
Idealização: Armando Babaioff

Quer saber mais do que tá acontecendo pelo Piauí? Veja a “agenda cultural”. Quer sugerir pautas para a Geleia Total? Manda a sua sugestão para: redacao.geleiatotal@gmail.com

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas