Eu tenho medo das coisas do céu

foto do céu com óculos de proteção para visualizar o eclipse

 

Evito olhar pro céu por que sinto medo. As coisas todas de espaço, galáxia e universo são tão grandiosas que me parecem vigilantes. Aguardam o nosso próximo grande deslize para enviar sua punição. E como estamos em constante erro prefiro não fitar muito o firmamento.

A beleza da lua, das estrelas, do céu de brigadeiro? Evito. Eclipses? Muito difícil. Inclusive quando fiquei sabendo deste tal anular que ia acontecer já me subiu um quê de ansiedade. E se for dessa vez?

Não foi. Primeiro que nem foi possível visualizar como me iludi que seria. Esperei ao menos um pouco de escuridão e ganhei o de sempre: somente o sol. E tá de bom tamanho pois já estou acostumada com a sua presença escaldante. Não é nenhuma novidade. Ainda olhei pela janela, contrariando todas as recomendações para não expor a retina, mas sem sucesso.

Aí corri pras redes sociais, este repositório de tudo, pra ver se já estavam registrando as imagens do fenômeno. Atualizei duas vezes o Twitter (vou chamar assim pra sempre) e nada. Lembrei que a rede oficial de fotos é o Instagram e finalmente tive o que procurava. Não é por que sou medrosa que deixo de ser curiosa, né!?

Felizmente tenho uma irmã destemida para os assuntos siderais e a bonita comprou até “oclinhos” especiais para observar e fotografar o espetáculo.

 

fotos: Joana Luz

 

Se você está perguntando se já olhei pro céu em outros momentos a resposta é sim. Antes de chegar aqui eu costumava fazer fotos à luz do dia. O formato das nuvens é encantador, quase hipnotiza. Também tive minhas aventuras com eclipses. Em 1994, teve um desses que a lua encobre o sol e lembro bem de me juntar aos colegas de sala de aula pra segurar juntos chapas de raio-x na frente dos olhos (hoje sabemos que é errado).

Não recordo de tanta ansiedade assim naquele dia. Ela só chegaria de verdade mesmo dali há um ano.

Inundando tudo em mim, até mesmo os pequenos prazeres que tinha como olhar o céu. Quando penso que amava muito estudar o sistema solar percebo quão incoerente foi o meu amadurecimento. Como uma criança que contava os anéis de Saturno não quer mais saber sobre a imensidão lá de cima? Talvez um dia eu consiga descobrir e volto aqui pra contar pra vocês.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas