A Estrondante Artes de Março

Marminino a farra já começou e tu ainda não capou o gato? O maior festival de arte e cultura do Piauí vai ajuntar durante um mês inteiro muita música, dança, cinema e exposição. O Artes de Março, realizado pelo Teresina Shopping há mais de 20 anos, já fez homenagem a grandes artistas nacionais, a inúmeros ritmos musicais e a grandes xarfurdos culturais, só o mí dibuiado mestre.

Truando desde o dia 07 e esticando até o dia 29 de março, vem apulumada com o tema: “Nos embalos da Jovem Guarda” com uma programação papoko em homenagem ao movimento que friviou toda uma geração nas décadas de 60 e 70.

Tira a remela do zói porque o Festival arreganha sua programação com a II Mostra de Cinema Artes de Março. Neste ano ela será dedicada ao cinema francês e acontece de 07 a 13 de março, com exibição total de 10 filmes, um filme por dia em sessão única às 19h30. A mostra é totalmente 0800 com exibição nos Cinemas Teresina.

Assunta aê que a programação ainda inclui uma exposição com as 50 melhores caricaturas dos vencedores do 1º Concurso de Caricaturas Artes de Março. Com o tema Jovem Guarda os artistas apapagaiaram a criatividade e terão a oportunidade de amostrar seu talento para todo o público. A munganga acontece de 08 a 29 de março na Galeria de Artes, localizada no piso la em riba do Teresina Shopping, com acesso pelo piso três do Edifício Garagem.

  Quitipariu doido. Nesta edição ainda teremos uma exposição de carros que foram grande sucesso nos anos dourados, década de 60 e 70. Os modelos de carros antigos estarão amostrados pelo Teresina Shopping de 08 a 29 de março.

 Arre-égua também tem um Bate-papo

Meu amigo! E no dia 21 de março o Teresina Shopping apronta outra novidade para o Artes de Março. Cinco arretados especiais farão um bate-papo com o tema: Papo Firme sobre a Jovem Guarda e suas arrumações. Os convidados são: empresário, publicitário, escritor e músico, George Mendes; o violinista, guitarrista e arranjador, Geraldo Brito; o músico, compositor, ator, locutor, diretor de criação e redator publicitário Durvalino Couto; a advogada e designer de moda, Rita Prado, e o coreógrafo e sócio proprietário do Le Ballet Studio de Dança, Sidh Ribeiro. Só gente linda!

Apregados eles comandarão uma roda de conversa sobre a música, a moda, a dança e o mondicoisa que fizeram a cabeça de muitos jovens do Brasil durante a Jovem Guarda.

 Curiem as folias nacionais

Nesta festa de arromba, não poderia faltar grandes malinos da Jovem Guarda. Por isso, antes da escolha o Teresina Shopping sondou um fuxico com o povo nas redes sociais para que o público indicasse as atrações. Os convidados escolhidos foram: Márcio Greyck, Turma do Iê Iê Iê e Almir Bezerra.

Quem mete a programação musical, no dia 15 de março, é o cantor e compositor Almir Bezerra, ex-integrante do “The Fevers”, grupo que alcançou grande sucesso durante a Jovem Guarda. Almir contabiliza 11 labutas em sua carreira solo, incluino uma trilogia de discos intitulada “Ritmo do Coração” e o DVD “A Volta dos Tempos”. O show no Artes de Março será uma verdadeira bagaça boa,  só das viagens ao passado por meio dos sucessos do “The Fevers” e de sua carreira solo.

Que cachuleta! Outra atração massa nacional é o cantor Márcio Greyck, que tem uma trajetória com mais de 40 anos de carreira e um currículo extenso de sucessos. Suas cantigas foram trilha sonora de muitas novelas e suas composições foram gravadas por artistas como Roberto Carlos, Erasmo Carlos, Fábio Júnior, Sorriso Maroto, Rita Ribeiro, entre outros. No Teresina Shopping, Márcio Greyck se amostra dia 20 de março.

A mangação musical “Turma do Iê Iê Iê” também fará uma viagem pelos sucessos e estética da Jovem Guarda. Em cena, sete jovens artistas resgatam clássicos dos anos dourados, com um roteiro. No repertório, cantigas de Roberto Carlos, Erasmo Carlos, Wanderléa, Eduardo Araújo, Martinha e outros. O show é um tributo ao movimento cultural que arrasou no país, cheio de diversão para todas as idades. O grupo vai se amostrar no dia 27 de março.

Curiem as folias locais

O Balaio-de-gato também terá grandes artistas locais. Um deles é o cantor Flávio Moura. Ele fará uma homenagem a um dos maiores cabocos da Jovem Guarda no dia 28 de março. O espetáculo vai se ajuntar com os maiores sucessos da carreira do artista, como “Querida”, “Rosas Rubras”, “És Meu Amor”, “Inesquecível”, “Quem Não Quer”, “Vai Caindo Uma Lágrima” e o maior sucesso de sua carreira, que dá nome a este espetáculo, “Doce, Doce Amor”. O show de Flávio Moura ainda terá a participação especial de duas marmotas maravilhosas da terra: João Cláudio Moreno e Fátima Li.

Oxente e nesta homenagem à Jovem Guarda os Felas da Gaita “Os Brasinhas” não poderiam ficar de fora. Eles se amostram no dia 18 de março com o show: Nos Embalos da Jovem Guarda com Os Brasinhas. Já no dia 19 de março a festa será comandada pela Orquestra Tamôio & convidados que embalarão grandes sucessos dos inesquecíveis anos dourados no show: Jovem Guarda nas vozes dos cantores: Bia Magalhães, Camille Rio Lima, Danilo Rudah e Jurandir Vieira. Só povo no trinques!

Dia 22 de março a “Orquestra do Exército 25BC” fará um tributo especial ao grande Rei do Brega com a participação do arretado Cássio Bruno. E no dia 25 de março é a vez dos “Radiofônicos” se atreparem ao palco do Artes de Março com o show: “The Beatles, The Inspiration”.

Já no dia 26 de março tem espetáculo de dança “No tempo da Jovem Guarda” com o Le Ballet Studio de Dança. A apresentação será um tributo à Jovem Guarda com 28 bailarinos no palco e direção do coreógrafo Sidh Ribeiro.

Acabano as apresentações, por cima da carne-seca na última noite (29 de março), a Orquestra Sinfônica de Teresina faz o show: Prelúdio ao Rei com os grandes sucessos de um dos principais nomes desse movimento musical que encantou o país. Sem Mixaria!

E aí minha gente! É Porreta! Para participar da Mostra de Cinema, basta ir até a bilheteria dos Cinemas Teresina e carregar o passaporte. Os ingressos serão entregues no dia da exibição de cada filme.

Programação:

Dia 07 (Quinta-feira) – Me Tire uma Dúvida

Diretor: Carine Tardieu

Gênero: Comédia dramática

Dia 08 (Sexta-feira) – Os Invisíveis

Diretor: Sébastien Lifshitz

Gênero: Documentário

Dia 09 (Sábado) – Matinê Adulta 11h – Os Guarda-Chuvas do Amor

Diretor: Jacques Demy

Gênero: Drama musical

Sessão noturna 19h30- Swagger

Diretor: Olivier Babinet

Gênero: Documentário

Dia 10 (Domingo)- Matinê Infantil 10h30 – Ernest e Célestine no Inverno

Diretor: Julien Chheng

Gênero: Animação

Matinê Adulta 10h30- A Grande Ilusão

Diretor: Jean Renoir

Gênero: Drama/Guerra

Sessão noturna 19h30- O Filho de Jean

Diretor: Philippe Lioret

Gênero: Comédia

Dia 11 (Segunda-feira)- Ser e Ter

Diretor: Nicolas Philibert

Gênero: Documentário

Dia 12 (Terça-feira)- Seraphin

Diretor: Martin Provost

Gênero:Drama

Dia 13 (Quarta-feira) – Sessão com debate: “Paris à Branca” seguido de palestra sobre Cinema Francês com Sylvie Debs

Diretor: Lidia Terki

Gênero: Drama

Sobre Sylvie Debs

 

Confira o Fuzuê Intêro:

07 a 13/03 – Cinemas Teresina – II Mostra de Cinema Artes de Março

08 a 29/03 – Galeria de Artes – Exposição de Caricaturas

Apresentações artísticas (Praça de Eventos II, todas as apresentações às 19h30)

15/03 – Show nacional com Almiz Bezerra, ex vocalista “The Fevers”

18/03 – Os Brasinhas – Nos embalos da Jovem Guarda

19/03 – Orquestra Tamôio & convidadas – Jovem Guarda nas vozes de: Bia Magalhães, Camille Rio Lima, Danilo Rudah e Jurandir Vieira

20/03 – Show nacional com Márcio Greyck

21/03 – Papo firme com convidados sobre a Jovem Guarda e suas Influências – Durvalino Couto, George Mendes, Geraldo Brito, Rita Prado, Sidh Ribeiro

22/03 – Orquestra do Excército 25BC – Tributo ao Rei do brega com participação de Cássio Bruno

25/03 – Radiofônicos – The Beatles, the inspiration

26/03 – Le Ballet Studio de Dança – Espetáculo “No tempo da Jovem Guarda”

27/03 – Show nacional com a Turma do Iê Iê Iê

28/03 – Flávio Moura & Banda – Espetáculo “Doce, doce amor”

29/03 – Orquestra Sinfônica de Teresina – Prelúdio ao Rei

Cumpadi e Cumadi, esse negócio do Piauí já ganhou o mundo, é um piqueiro de eventos que você carece curiar, tem pintura e movimento, que dá gosto de óiar. Não dê mole a mesmice, nem fique em casa coçando o espinhaço, corra logo e vá conferir, o luxo da Arte de Março.

Por Luan Rodrigues.

Fonte: https://teresinashopping.com.br/acontece/noticias/artes-de-marco-nos-embalos-da-jovem-guarda-3939/

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas