Conheça as propostas para a cultura das candidaturas à Prefeitura de Teresina – Eleições 2020

Realizamos um comparativo das propostas para a cultura de todas as candidaturas à Prefeitura de Teresina nestas eleições de 2020, com base nos planos de governo disponíveis no portal do TSE.


Dr. Pessoa (MDB)

Coligação: PRTB / MDB / PSB

Dr. Pessoa (MDB) – Foto: Assessoria

As propostas para a cultura aparecem como um tópico do eixo “Educação”. Antes de apresentar as propostas, há um diagnóstico de 1,5 página, e após as propostas há uma descrição do amparo jurídico. São 10 propostas apresentadas, em cada há o título, descrição, principais beneficiários, responsável pela execução, fonte dos recursos, impactos esperados e prazo estimado. As propostas são: Reativar o Salão de Fotografia e o Festival de Vídeo e Artes plásticas, realizados na Casa da Cultura; Criar um home estúdio para auxiliar na pré-produção musical local; Revitalizar a Fundação Cultural Monsenhor Chaves (FCMC); Ampliar o número de escolas de música da cidade de Teresina; Projeto Arte Urbana de Teresina, Festival de Música Instrumental e Popular, Projeto Arte Itinerante; Festival de Monólogos; Capacitação dos Artistas Locais e Projeto Mais Cinema.

Clique aqui para fazer o download do Plano de Governo do candidato Dr. Pessoa e ver todas as propostas com mais detalhes.

 

Fábio Abreu (PL)

Coligação: PL / REPUBLICANOS / PMN / PTB

Fábio Abreu (PL) – Foto: Assessoria

As propostas para a cultura aparecem dentro do tópico “Turismo, Cultura e Esporte dignos para todos”, do eixo estratégico “Teresina Socialmente Responsável”. Nesse tópico são apresentadas 14 propostas, sendo que 5 são mais diretamente relacionadas a cultura, as demais são mais relacionadas a propostas para o esporte e para o turismo. As propostas são: Criar o Circuito Cultural/Gastronômico de Bairros; Construção de um Plano de Desenvolvimento Municipal de Cultura para Teresina; Universalizar o acesso à arte e à cultura;  Construir mecanismos de participação da sociedade civil e ampliar a capacitação de agentes culturais e criadores; Organizar um calendário de eventos esportivos e culturais.

Clique aqui para fazer o download do Plano de Governo do candidato Fábio Abreu e ver todas as propostas com mais detalhes.

 

Fábio Novo (PT)

Coligação: PT / PC do B / PTC / REDE / SOLIDARIEDADE

Fábio Novo (PT) – Foto: Assessoria

As propostas para cultura aparecem dentro do tópico “Cultura e Comunicação”. Antes de apresentar as propostas há uma introdução de 1 página com uma análise. Nesse tópico são apresentadas 10 propostas. As propostas são: Elaborar, implantar e consolidar a Secretaria Municipal de Cultura e o Plano Municipal de Cultura; Estimular a criação de centros de referências comunitários; Ampliar e aprimorar o funcionamento das redes de intercâmbio dos agentes, artistas produtores e pesquisadores dos diferentes setores artísticos e culturais; Apoiar manifestações culturais que se encontram mais ameaçadas devido a preconceitos e discriminações; Instituir comissões para definir políticas urbanas capazes de valorizar de acervos arquitetônicos, urbanísticos e paisagísticos de Teresina; Fomentar a formação e a manutenção de grupos e organizações coletivas de pesquisa, produção e difusão das artes e expressões culturais de Teresina; Democratizar as oportunidades de acesso a bens e serviços culturais; Intensificar as sinergias entre as políticas de cultura e agendas estratégicas; Criação das escolas de artes e música pela periferia de Teresina; Reativação da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

Clique aqui para fazer o download do Plano de Governo do candidato Fábio Novo e ver todas as propostas com mais detalhes.

Fábio Sérvio (PROS)

Fábio Sérvio (PROS) – Foto: Assessoria

O plano de governo do candidato tem 32 páginas, dividido nos eixos “Desenvolvimento”, “Inovação”, “Eficiência”, “Infraestrutura” e “Cidadania”, e em nenhum deles há qualquer menção a propostas voltadas para a cultura ou para os artistas da cidade de Teresina.

Clique aqui para fazer o download do Plano de Governo do candidato Fábio Sérvio.

 

Gervásio Santos (PSTU)

Gervásio Santos (PSTU) – Foto: Assessoria

O plano de governo cadastrado tem 3 páginas e não há nenhuma menção de propostas específicas para a cultura ou para os artistas da cidade de Teresina.

Clique aqui para fazer o download do Plano de Governo do candidato Gervásio Santos.

 

Gessy Fonseca (PSC)

Gessy Fonseca (PSC) – Foto: Assessoria

As propostas para a cultura aparecem dentro do tópico “Cultura, Esporte e Lazer”. Antes das propostas há um parágrafo introdutório e são apresentadas 11 propostas, sendo que 8 delas são mais relacionadas à cultura. As propostas são: Busca pela autossuficiência de aparelhos culturais; Criar o programa de articulação, fomento e estímulo ao desenvolvimento a segmentos que compõem as cadeias produtivas; Promoção do patrimônio cultural do município, visando principalmente a preservação de sua memória; Incrementar ações para inserir produtos culturais do município no mercado local, regional, nacional e global; Apoio e subsídio a iniciativas individuais junto à população para ações e projetos que estimulem a cultura o esporte e o lazer; Criar o projeto “Canta Teresina” com objetivo de revelar novos talentos entre crianças, adolescentes e jovens; Ampliar a utilização dos espaços públicos da cidade para a realização de atividades culturais, esportivas e de lazer; Ações integradas com outras secretarias do município para garantir a inclusão em atividades culturais, esportivas e lazer de crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social.

Clique aqui para fazer o download do Plano de Governo da candidata Gessy Fonseca e ver todas as propostas com mais detalhes.

 

Kleber Montezuma (PSDB)

Coligação: PSDB / PP / PSL / AVANTE / PDT / DEM / PMB / PV / PODE

Kleber Montezuma (PSDB) – Foto: Assessoria

As propostas para a cultura aparecem principalmente dentro tópico “Teresina Bem-Expressiva”, 8 ao todo, e também aparecem 5 propostas no tópico “Teresina Bem-Produtiva”, sob a perspectiva de economia criativa, contudo apenas 1 dessas 5 não constam no tópico “Teresina Bem-Expressiva”. Antes de apresentar as propostas no tópico “Teresina Bem-Expressiva”, há uma introdução de 1 página. As proposta são: Instalação e funcionamento do Museu das Artes, Imagem e do Som – Casa Torquato; Dinamização e modernização da Lei A. Tito Filho; Inserção de Teresina no circuito nacional de eventos culturais de grande porte por meio do projeto Festival Nacional da Vanguarda Brasileira, evento pioneiro, multimídia, envolvendo todas as artes; Criação de mecanismo financeiro específico de divulgação para fortalecer a circulação das produções e bens culturais – o Faz Cultura Teresina; Valorização do projeto editorial da capital, para a circulação de livros e revistas, em versões impressas e eletrônicas; Instituição da rede municipal de bibliotecas, dar a elas visibilidade e favorecer o acesso e permanência das comunidades; Valorização, dinamização e divulgação da Agenda Cultural de Teresina, lançando-a anualmente e cumprindo-a com prioridade, motivando parceiros institucionais públicos e privados, bem como os artistas locais; Concepção, desenvolvimento, implantação e promoção de uma programação mensal em todos os espaços culturais da cidade, de responsabilidade da Prefeitura; Estruturação do PROTER/Artesanato, o programa municipal de artesanato através de organização, crédito, capacitação, exposição e comercialização.

Clique aqui para fazer o download do Plano de Governo do candidato Kleber Montezuma e ver todas as propostas com mais detalhes.

 

Lourdes Melo (PCO)

Lourdes Melo (PCO) – Foto: Assessoria

O plano de governo da candidata não está disponível no portal do TSE.

 

Lucineide Barros (PSOL)

Lucineide Barros (PSOL) – Foto: Assessoria

As propostas para a cultura aparecem na seção “Cultura para o Bem-Viver”. Antes de apresentar as propostas, há 3 tópicos introdutórios: “Motivações para pensar a cultura em Teresina”, “Elementos diagnósticos da cultura em Teresina” e “Política cultural e orçamento”. São 41 propostas apresentadas:  Assegurar a atualização monetária de dotações orçamentárias para Política Cultural nas LOA’s; Consolidar o Calendário Cultural Teresinense no PPA; Assegurar créditos suplementares aos programas e projetos culturais com dotações orçamentárias insuficientes; Integrar o Calendário Cultural Teresinense ao Calendário Nacional; Criar novos programas e projetos culturais; Apresentar em 2021 plano de Cultura com as futuras diretrizes, metas e prioridades as LDO’s e o PPA de 2022; Promover autonomia no Conselho Municipal de Cultura; Criar a Secretaria Municipal e Cultura com a garantia de 2% do orçamento anual para essa área; Mapear as manifestações culturais, objetivando conhecer, valorizar e promover as diferentes formas de expressão cultural nos diversos territórios que compõe a cidade; Incentivar aos fóruns setoriais organizados pela sociedade civil, nos segmentos da Dança, do teatro, do circo, da música, das artes visuais, do audiovisual, da literatura, do patrimônio material e natural e do patrimônio imaterial, no intuito que os mesmos possam participar efetivamente da elaboração e implementação de políticas públicas para as respectivas áreas; Valorizar e fomentar as manifestações culturais nos espaços rurais da capital, com ênfase na cultura popular e comunidades tradicionais; Descentralização da Cultura com a criação de órgãos zonais de cultura (Norte, Sul, Leste, Sudeste, Rural Norte/Leste e Rural Sul/Sudeste); Publicação de Editais públicos de fomento a cultura para diversas áreas; Realização de Concurso público para contração de Servidores Públicos de Carreira para atuação na área da cultura; Construção do Orçamento Popular da Cultura com a participação da sociedade civil, da classe artística e do Conselho Municipal de Política Cultural; Ampliação da autonomia do Conselho Municipal de Política Cultural; Criação e manutenção do Fundo Municipal de Cultura; Tornar a Lei A. Tito Filho (lei de incentivo a cultura) fluxo contínuo para submissão de projetos por parte dos artistas e produtores culturais; Inserção da produção artística e cultural teresinense no cenário nacional e promoção de intercâmbio com grupos/coletivos/companhias/artistas de outros estados através de fóruns/festivais/cursos/seminários; Criação da Escola Teresinense de Arte e Cultura valorizando os/as fazedores de cultura, os/as mestres da cultura popular e todas as manifestações artísticas e literárias do campo e da cidade; Criação de pontos de cultura como uma política de valorização de praças e outros territórios para a promoção de atividades, apresentações e oficinas gratuitas às comunidades; Criação do programa “Residência Artística” e do “Bolsa-Artista”, como instrumentos de formação e garantia do custeio de artistas independentes; Criação do Vale-Cultura como garantia de acesso da população mais carente a espetáculos, livros, cinemas e shows; Criação do CineThe, como espaço de promoção e valorização da produção audiovisual; Valorização da Arte-Educação em parceria comas escolas da rede municipal, ONGs, Coletivos, Associações e outras instituições; Resgate e valorização do Carnaval de Teresina, com o apoio a escolas de sambas e blocos carnavalescos; Criação de Conferências Populares de Cultura; Estabelecimento de convênios com bancos oficiais a fim de ampliar o valor destinado à cultura local nos Editais cujo fim seja a produção cultural; Celebração de convênios com escolas públicas municipais para implementação de projetos culturais em comunidades do campo e da cidade; Celebração de convênios com escolas públicas estaduais para implementação de projetos culturais em comunidades do campo e da cidade; Implementação de política pública de auxílio permanente para artistas populares e grupos de artes; Revisão dos critérios colocados nos Editais de Cultura; Construção de bibliotecas e salas de leituras em bairros e localidades rurais de Teresina; Disseminação, através de projetos de leitura, a literatura piauiense e nacional; Organização dos palcos das praças para apresentação de grupos artísticos locais; Criação de Casas Populares de Cultura em bairros e localidades de Teresina; Realização de feiras de Artes nas periferias de Teresina e no Território rural; Resgate da Rádio Cultura para a produção musical local; Criação do Museu de Trabalhadoras e Trabalhadores de Teresina; Criação do Museu dos Povos Originários do Piauí.

Clique aqui para fazer o download do Plano de Governo da candidata Lucineide Barros e ver todas as propostas com mais detalhes.

 

Major Diego Melo (Patriota)

Major Diego Melo (Patriota) – Foto: Assessoria

As propostas para a cultura aparecerem como tópicos do eixo “Cultura e Turismo”. Após 2 parágrafos introdutórios, as propostas para a cultura são apresentadas em dez diretrizes: “Resgate Teresina e suas manifestações artísticas”, “Cultura na Escola”, “Museu de Artes e Drive-in”, “Universidade da Música e Semana de Artes de Teresina”, “Primeiro Livro”, “Primeira Orquestra e Festival de Gastronomia”, “Feira nas Praças e Escola de Artes”, “Chapada do Corisco”, “Réveillon e Carnaval” e “Cajuína”, e também algumas voltadas para a cultura no eixo “Turismo”. São 46 propostas: Proporcionar o resgate da história de Teresina; Estimular através da secretaria da cultura, um mapeamento de manifestações artísticas; Facilitar o acesso das produções artística e Audiovisuais a Lei A. Tito Filho concedendo incentivos fiscais para a realização de Projetos Culturais; CARAVANA CULTURA levar cultura aos bairros de Teresina, fomentando os artistas locais em um circuito cultural que leve anualmente cultura para todos os bairros urbanos e Zona Rural; Levar o resgate cultural para dentro da sala de aula; Envolver alunos e professores, incentivando-os para as manifestações artísticas e culturais; Propor às escolas municipais a realização de eventos culturais, com premiações através de instituições parceiras, para os melhores projetos propostos; Realizar parcerias público-privada de investimento na construção e gestão do empreendedorismo de um museu para valorizar os artistas locais; Realizar parcerias público privado de investimento na construção e gestão do empreendedorismo de um Drive-in que será destinado aos amantes do cinema; Criar as Salas de Cinema Popular nos bairros Dirceu, Mocambinho, Santa Maria da Codipi, Promorar e integrar o Teatro do Boi e o Centro Artesanal na Praça Pedro II; Formar uma parceria junto a casa da cultura para levar a população cursos de técnicas vocais, instrumentos musicais e etc.; Fornecer junto ao projeto minha primeira orquestra, capacitação infantil para instrumentos musicais clássicos, com a finalidade de levar e expandir a música erudita; Promover apresentações escolares com o intuito de levar ao projeto dentro das escolas na finalidade de recrutar dentre os alunos do munícipe, futuros instrumentalistas; Incentivar o artista teresinense nas áreas da música, teatro e dança. Evento voltado para população; Levar lazer para população com o intuito de fazê-los conhecer nossos artistas locais; Geração de renda para o pequeno ambulante que terá a liberdade do livre comércio de levar o seu produto para o público local; Incentivar e apoiar o novo escritor através de concursos culturais onde os vencedores serão premiados com a publicação de livros; Realizar uma comissão organizadora para julgar dentro dos critérios que serão repassados, quais serão os vencedores do concurso; Criar e um festival gastronômico em Teresina com o intuito de incentivar o empreendedorismo da cidade; Incentivar a criança com cursos voltados para música erudita, no intuito de preparar futuramente para compor a orquestra sinfônica de Teresina. Potencializar o desenvolvimento da economia criativa através da revitalização das praças dos bairros; Disponibilizar barracas de alimentação para apoiar o micro empreendedor local para que possa ter o aumento de sua renda, garantindo assim mais um meio de sustento para a sua família; Além da cultura, lazer e entretenimento, o projeto revitaliza praças tem como objetivo gerar um aumento na economia criativa local; Construir um apoio junto a Casa da Cultura de Teresina para a criação de uma escola de artes cênicas no intuito de agregar artistas do cinema, teatro, dança e artistas circenses; Fortalecer a amostra de artes nos teatros municipais de Teresina; Patrocinar artistas locais, via Secretaria da Cultura e Turismo, criando o Plano Anual de Artes; Ampliar o Festival Chapada do Corisco, modelando-o por categoria musical; Reestruturar a festa de réveillon com o objetivo de centralizar o turismo na capital; Fazer parceria com produtora de shows e eventos; Manter viva a festas carnavalescas de Teresina, premiando e apoiando o Carnamirim, o Corso, os Blocos de Rua, o Festival de Marchinhas a fim de revitalizar as tradições familiares; Descentralizar da prefeitura o corso de Teresina, voltando-o as suas origens; Colocar o corso na data específica do carnaval com o objetivo de incentivar que o Teresinense permaneça na cidade; Criar o Festival da Cajuína a fim de resgatar sua história e determiná-la como o patrimônio cultural da cidade de Teresina; Promover parcerias com produtores locais, com o intuito de organizar uma feira para revendas e degustações da cajuína; Abrir concurso público para preenchimento de cargos no quadro de pessoal de carreira para a Secretaria Municipal de Cultura; Modernizar, ampliar e equipar as bibliotecas públicas Municipais; Finalizar o Museu de Imagem Som de Teresina; Titular Mestres da Cultura com o título de “Tesouros Vivos da Cultura Teresinense” premiados anualmente através de concurso; Criar um programa de restauração, preservação e divulgação do patrimônio histórico, paisagístico e artístico municipal; Desenvolver o espírito empreendedor dos profissionais da área, por meio de tornando-os mais aptos a ampliar o potencial de economia criativa em suas ações; Promover festivais de humor fazendo uso dos teatros municipais (Projeto Salão de Humor); Criar o Centro de Referência da Capoeira, sendo um espaço para a dinamização das atividades relacionadas a capoeira de Teresina, preservando a sua memória e catalogando os seus bens culturais (material e imaterial); Criar o circuito turístico voltado à observação do patrimônio histórico arquitetônico de Teresina (Museu, Praça, feiras e mercados, Teatros etc), destacando os pontos turísticos e culturais da cidade; Tornar Teresina a capital nacional das quadrilhas com apoio as organizações locais; Melhorar a infraestrutura dos equipamentos turísticos, bem como, ampliar a sinalização e a acessibilidade, criando os centros de atendimento ao turista no Parque Estação da Cidadania, Teatro 04 de Setembro, Igreja São Benedito, Complexo Turístico da Ponte Estaiada, Museu do Piauí, Parque Zoobotânico de Teresina e Parque Ambiental Encontros dos Rios, Casa da Cultura, Teatro do Boi, Palácio da Música.

Clique aqui para fazer o download do Plano de Governo do candidato Major Diego Melo e ver todas as propostas com mais detalhes.

 

Mário Rogério (Cidadania)

Mário Rogério (Cidadania) – Foto: Assessoria

As propostas para a cultura aparecem no tópico “CULTURA”, totalizando 11. São as seguintes propostas: Incentivar o estudo da cultura local, identificando a identidade cultural do município; Planejar e realizar atividades culturais; Valorizar as manifestações culturais que expressam a diversidade, o patrimônio e os recursos naturais; Criar projetos que incentivem a arte e cultura nas escolas e na cidade; Incentivar e atuar na divulgação dos movimentos culturais e artísticos locais; Promover eventos culturais de interesse coletivo; Identificar os movimentos culturais e artísticos na comunidade; Identificar imóveis de valor histórico no município e promover sua conservação; Promover festivais musicais e culturais em todos os bairros; Levar cinema e teatro às escolas e aos bairros, em espaços públicos; Incentivar e promover o artesanato, ampliando as condições para seu desenvolvimento, garantindo a participação em eventos do setor.

Clique aqui para fazer o download do Plano de Governo do candidato Mário Rogério e ver todas as propostas com mais detalhes.

 

Pedro Laurentino (UP)

Coligação: UP / PCB

Pedro Laurentino (UP) – Foto: Assessoria

As propostas para a cultura aparecem no tópico “Cultura, Esporte e Lazer”. São 4 propostas: Realização anual do Festival da Cultura Popular. Objetivo: Promover os artistas locais, garantindo a diversidade cultural e interação entre os artistas de diversas áreas; Implementação dos Centros Educativos de Arte Comunitária. Objetivo: Oferecer nos bairros um espaço adequado para que a população, especialmente os mais jovens, possam ter acesso a diversas possibilidades artísticas e de interação social; Criação de uma gravadora e produtora municipal. Objetivo: Fomentar os artistas da música da cidade, promovendo-os oferecendo condições de trabalho; Realizar a conferência municipal de cultura. Objetivo: Promover o os profissionais da cultura e de toda a sociedade, fazendo com que o investimento e as ações da prefeitura sejam debatidos coletivamente.

Clique aqui para fazer o download do Plano de Governo do candidato Pedro Laurentino e ver todas as propostas com mais detalhes.

 

Simone Pereira (PSD)

Simone Pereira (PSD) – Foto: Assessoria

As propostas para a cultura aparecem no tópico “Cultura”. Após 3 parágrafos introdutórios, são apresentadas 7 propostas: Revitalização dos espaços culturais; Criar um circuito cultural e gastronômico com a intenção de catalogar e incentivar as atividades econômicas ali inseridas; Lançar novos editais de incentivo à cultura; Criar condições para que a Orquestra Sinfônica de Teresina tenha mais condições de realizar mais apresentações e alcançar mais teresinenses; Realizar um Festival Nacional de Música Clássica e um Festival Internacional de Música Clássica com periodicidade anual; Centro Municipal de Arquivos (CMA): este centro terá como objetivo catalogar e garantir a preservação de todo o acervo da memória e da história do município de Teresina; Projeto Cultura nos Bairros: o caminhão itinerante terá um calendário anual onde visitará todas as regiões da nossa cidade, utilizando os espaços públicos para levar shows de talentos, cantores, em um momento voltado para a celebração da arte e cultura.

Clique aqui para fazer o download do Plano de Governo da candidata Simone Pereira e ver todas as propostas com mais detalhes.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *