Cineas Santos será o homenageado na 20ª edição do Salipi que acontecerá entre os dias 3 e 12 de junho

Cineas Santos — Foto: Pedro Santiago/G1

Rita Von Hunty é um dos nomes que já estão confirmados no salão do livro, além da escritora Thalita Rebouças e do escritor angolano José Eduardo Agualusa

20ª Edição do Salão do Livro do Piauí (Salipi) está marcada ser realizada entre os dias 3 e 12 de junho deste ano no Espaço Rosa dos Ventos, na Universidade Federal do Piauí (UFPI), campus Teresina. Neste ano, o evento homenageará um de seus fundadores, o professor e poeta Cineas Santos.

O salão do livro contará com algumas novidades como a volta de escritores internacionais na programação de palestras e com o Espaço Cordel.

“A experiência do ano passado nos possibilitou manter o formato híbrido do evento. O salão contará com feira de livros, shows culturais, exposições, com o novo espaço chamado Cordel e com um café literário. Também ampliaremos para o terceiro setor, teremos mais pequenos produtores de arte e cultura”, afirmou o presidente da Fundação Quixote, Kassio Gomes, um dos organizadores do Salipi.

 

Alguns nomes já estão confirmados no salão do livro como o romancista Inácio de Loiola Brandão, os autores Domício Proença Filho e José de Nicola, a youtuber e professora Rita Von Hunty e a escritora Thalita Rebouças. A edição deste ano também contará com a presença do escritor angolano José Eduardo Agualusa.

A 20ª edição do Salipi também condecorará os centenários de José Saramago, Lima Barreto e da Semana de Arte Moderna. A programação completa será divulgada posteriormente pela Fundação Dom Quixote.

Quem é Cineas Santos

Cineas das Chagas Santos é poeta, cronista, intelectual, professor, agente cultural, advogado, editor e livreiro brasileiro. Nasceu na cidade de Caracol, a 579 km de Teresina, no dia 20 de setembro de 1948 e se mudou para a capital piauiense em 1965, onde atua em diversas áreas exercendo atividades no cenário artístico-cultural local.

Fundou o jornal alternativo “Chapada do Corisco” e, posteriormente, a livraria e editora Corisco, responsável pela publicação de obras de vários autores piauienses.

Cineas Santos é também o autor da letra do Hino do município de Teresina, em parceria com o músico Erisvaldo Borges, que compôs a melodia. Foi presidente da Fundação Municipal de Cultura de Teresina (Fundação Cultural Monsenhor Chaves – FMMC) e apresenta desde 2009 um programa televisivo sobre literatura, arte e cultura em uma emissora de televisão local.

Fonte: pi.gov

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Postagens Relacionadas