Seu Abrahão: O vendedor dos sucos mais famosos de Teresina

Nascido em 1928 no Maranhão, especificamente na cidade de São João dos Patos o comerciante Abrahão da Silva Gama, mais conhecido como Seu Abrahão ou Abrahão do Suco. Em 1940 aportou em Teresina onde se estabeleceu e iniciou os negócios como comerciante, ofício que permitiu o sustento da família. Do pequeno empreendimento com a venda de picolé na Rua Rui Barbosa (Centro de Teresina), o empreendedor quis ampliar o negócio e oferecer mais opções para a sua clientela, então Abrahão começou a produzir suco e é quando seu nome começa a ficar conhecido da cidade. Seu Abrahão acumulou muitas homenagens uma delas foi a medalha do Conselheiro Saraiva, com o título de cidadão piauiense.

“Não é só o gosto do suco, é o tempero do amor que eu dou através da palavra e o tratamento que eu ofereço aos que batem à minha porta.”

Nome Completo: Abrahão da Silva Gama

Descrição: personalidade teresinense

Data de Nascimento: 28/07/1928

Local de Nascimento: São João dos Patos-MA

Escrito por: Alisson Carvalho
Revisado por: Paulo Narley

Os desafios da infância

No dia 28 de julho de 1928 nascia Abrahão que era filho de Bento de Sousa Gama e Natércia Benta da Silva Gama, um agricultor e uma tecelã. O parto aconteceu na casa materna com a ajuda de uma parteira e Natércia deu a luz ao seu terceiro filho, no total ela geraria doze filhos, mas somente sete se tornariam adultos. Ali, no campo, a família enfrentou grandes desafios, passando por dificuldades como uma safra ruim na roça. Seu Abrahão relatou em entrevista que a sua infância foi marcada pelo trabalho, indo atrás do jumento na roça, pegando água na cacimba, entre outros serviços. Nesse período, mesmo após o trabalho na roça ele tinha que lidar com a escassez, muitas vezes não tinha comida e nas épocas que tinha pequi a alimentação era o pequi com farinha.

Superando os obstáculos

Seu Abrahão não teve oportunidade de estudar em São João dos Patos-MA, mas aprendeu a ler e resolver contas matemáticas com a sua tia, que também era a sua madrinha, e que costumava para dar aulas na comunidade. Ele só frequentaria o ambiente escolar posteriormente, quando se mudou para Teresina. Essa mudança aconteceu depois que um homem – vindo de Teresina – apareceu na sua cidade natal e escolheu o irmão mais velho de Abraão, João Gama, para morar na capital do estado vizinho com a justificativa de que seria um bom lugar para melhorar a sua condição. Na década de quarenta João Gama leva o irmão, que nessa ocasião tinha dezoito anos de idade, para morar em Teresina. Abrahão tenta continuar os seus estudos, mas a sua idade avançada é um fator de impedimento, porém ele pede ajuda a uma professora que o auxilia na matricula do terceiro ano do ensino fundamental e, apesar das dificuldades ele consegue acompanhar os estudos. Mais tarde Seu Abrahão continua a se desafiar e decide fazer o teste da Escola Técnica de Teresina (atualmente conhecida por IFPI). E para a surpresa de todos Abrahão é aprovado em trecentésimo quinquagésimo sétimo lugar, apesar da vitória ele contraiu Tuberculose aos vinte aos de idade e não pode continuar os estudos.

As voltas do mundo, o nascimento de um sonho

Depois de passar por momentos difíceis por causa da Tuberculose, que na época era considerada uma doença grave, Seu Abrahão passa por um tratamento que envolveu uma cirurgia nos pulmões deixando uma cicatriz em suas costas. Posteriormente seu irmão muda-se para São Paulo deixando a sua garapeira aos cuidados de Abrahão que assume o empreendimento. Além disso, Abrahão compra uma máquina de fazer picolé de um amigo que é relojoeiro. E em 1957 o comerciante começa a tecer a sua história como vendedor de picolé e dos lucros obtidos com muito esforço ele adquire um terreno que chamava sua atenção e onde as pessoas costumavam jogar lixo. Foi nesse terreno que Seu Abrahão começou a construir o seu estabelecimento.

Tava eu, outro dia
Lá no seu Abraão
Tomando aquele velho suco
Pra fazer a hidratação” Mano Crispin

A tradição do Abrahão do Suco

Seu Abrahão construiu seu famoso estabelecimento no bairro Centro em Teresina, no cruzamento das ruas Rui Barbosa e Manoel Domingues. Inicialmente o lugar tinha apenas um salão de vendas que atualmente é o local onde se vende os sucos e salgados. Ele mesmo produzia os sucos que foram ganhando fama, com destaque para o suco de abacate, elogiado por muita gente. A fama dos sucos se espalhou pela cidade, não só pela qualidade e sabor, mas pelo valor que era acessível para diversas classes sociais. Abrahão criava uma relação muito maior que a comercial e a sua simpatia foi um outro fator que ajudou a ser bem aceito pelos clientes e amigos.

Um símbolo para a cultura teresinense

O suco do Seu Abrahão se tornou um símbolo para a cidade que acolheu o comerciante com braços abertos, o estabelecimento se tornou um ponto de encontro para os amantes da bebida e das conversas e prosas. O lugar foi visitado por muitas personalidades políticas como Vieira Touranga, João de Deus, Roney Lustosa, Wall Ferraz, Silvio Mendes, Wellington Dias, entre outros. A tradição que surgiu a partir da sua ideia de vender sucos marcou a história da cidade, muitos lembram com carinho do Seu Abrahão do Suco que abasteceu a memória de muitos amigos e clientes desde 1957.

Fotos

Vídeo

Outras fontes

AMORIM, Elaine. Biografia de Abrahão Gama. 2017

Última atualização: 19/03/2021

 

Caso queria sugerir alguma edição ou correção, envie e-mail para geleiatotal@gmail.com.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas