Matizes lança programação da Semana do Orgulho de Ser de 2023

Fundo branco, logo da Semana do Orgulho, uma chama como a de uma vela formada por seis cores e logo abaixo está escrito: "Fé na vida, fé no que virá". As palavras "vida" e "virá" estão destacadas em rosa.

 

O Grupo Matizes (@matizesteresina) lançou nesta sexta-feira (04) a programação da 17ª Semana do Orgulho de Ser, com o tema Fé na vida, fé no que virá. As atividades ocorrerão entre os dias 28 de agosto e 03 de setembro em universidades, órgãos públicos, parques, teatros e outros logradouros,  todas gratuitas. A 21ª edição da Parada da Diversidade encerra a programação, no dia 03 de setembro.

Dia 28 de agosto, às 9h, o Auditório da Defensoria Pública do Piauí sediará a conferência de abertura, cuja conferencista será a professora Letícia Carolina Nascimento, primeira trans a integrar o quadro docente da Universidade Federal do Piauí.

A Semana do Orgulho receberá também palestrantes de outros Estados do País. O ex-deputado Jean Wyllys e a filósofa Marcia Tiburi participarão de um debate intitulado “O que não se pode dizer: não há democracia sem diversidade”. A atividade será no Theatro 4 de setembro, dia 31 de agosto. Logo após o debate haverá o lançamento do livro “O que não se pode dizer – experiências do exílio”.

Outro destaque da programação é o Workshop “Políticas públicas de Segurança Pública para a população LGBTQIA+”, previsto para o dia 01 de setembro, no Cineteatro da Assembleia Legislativa. Durante o Workshop, a Secretaria de Segurança Pública lançará o Protocolo de Atendimento Cidadão, normatizando o atendimento padrão para a população LGBTQIA. Ocorrerá ainda a palestra “Sistema de Justiça e direitos da população LGBTQIA”, proferida pelo Juiz Mario Soares, do Tribunal de Justiça da Bahia.

A Coordenadora do Matizes, Maria José Ventura, destaca que além de palestras, rodas de conversas, lançamentos de livros, exibição de filmes, haverá também prestação de serviços para a população LGBTQIA de Teresina. “Através de parcerias com a Defensoria Pública e a Justiça Itinerante, teremos um mutirão de alteração de nome e gênero de pessoas trans, bem como um esforço concentrado para atendimento de LGBTQIA já assistidos pela Defensoria Pública ou que precisam demandar essa instituição”, pontua Maria.

Marinalva Santana, um dos membros fundadores do Grupo Matizes afirma que o evento é uma soma de vários preparativos em torno dos movimentos LGBTQUIAPN+ ao longo do ano.

“Para o grupo matizes a semana do orgulho de ser o evento que a gente realiza com mais zelo mais esmero, né? Nós começamos as articulações início do ano pra quando chegar em agosto a gente ter essa programação rica que nós construímos todos os anos em parceria com vários órgãos públicos e organizações da sociedade civil. Então este ano nós faremos a semana de 28 de agosto a 3 de setembro terminando com a parada, com roda de conversa, com lançamento de livro, com exibição de filmes, é com palestras e também prestação de serviço.”

“Vamos ter um mutirão da Defensoria Pública pra atender LGBTs, também um mutirão da justiça itinerante pra retificar nome de pessoas trans, né? Então a semana é isso, é um evento guarda-chuva que abriga várias outras ações em prol dos direitos humanos, especialmente dos direitos da população LGBTQUIAPN+”, afirma.

Confira a programação completa da 17ª Semana do Orgulho de Ser.

Quer saber mais do que tá acontecendo pelo Piauí? Veja a “agenda cultural”. Quer sugerir pautas para a Geleia Total? Manda a sua sugestão para: redacao.geleiatotal@gmail.com

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas