Carnaval na Política Pública: uma agenda em construção (2023)

Foto do carnaval de rua de Teresina.

 

No dia 22 de agosto, se iniciará o circuito cultural Carnaval na Política Pública: uma agenda em construção, às 8hs no Conselho Estadual de Cultura do Estado do Piauí (@conselhocultpi). O evento aproveitará o dia Nacional do folclore (22.08) para debater sobre a preservação do Carnaval teresinense através de fórum com dirigentes de escolas de samba e blocos carnavalescos, sambistas, artistas, pesquisadores da área, proprietários de bares, restaurantes e hotéis, dirigentes logistas, agentes de viagens e trabalhadores informais.

A iniciativa faz parte do projeto THE CARNAVAL, e foi apresentada em agosto do ano passado (2022) em uma carta assinada por vários representantes do carnaval teresinense.

Leia o texto na íntegra:

Teresina, ao completar nesse mês de agosto, 170 anos de fundação, possui rica tradição em manifestações populares. Entretanto, precisa urgentemente resgatar as festas carnavalescas na cidade. Há dois anos não “brincamos o carnaval” devido a pandemia. Há 06 anos não temos desfile das Escolas de Samba. Os expressivos Blocos Carnavalescos estão desmobilizados e carentes de organização. O Corso do Zé Pereira vai ficando nas lembranças, assim como as festas nos clubes e bares da cidade.

Somos carnavalescos(as), produtores(as) culturais, sambistas, dançarinos(as) dirigentes de Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos, cidadãos e cidadãs teresinenses que amam a folia momesca e estamos dispostos(as) a fomentar e estimular a cadeia produtiva do Carnaval de Teresina prejudicada pela inconstância da festa devido, especialmente, pelo cancelamento da realização das “brincadeiras” de rua, promovidas e organizadas pelos Blocos e Escolas de samba.

Preservar e salvaguardar essa festa popular, “O CARNAVAL”, bem cultural imaterial, é obrigação de todos(as) que formam essa cidade. O poder Público (Executivo e Legislativo), a iniciativa privada, a sociedade civil organizada e os meios de comunicação precisam unir esforços para transmitir a gerações posteriores essas manifestações culturais promovendo um sentimento de pertencimento a cidade de Teresina.

As representações carnavalescas (Blocos e Escolas de samba), os grupos de samba de raiz, de frevo e marchas carnavalescas estão sendo chamados, nesse 22 de agosto de 2022, data em que se comemora “O DIA NACIONAL DO FOLCLORE” a se mobilizarem em torno de um único propósito: a DEFESA DO CARNAVAL DE TERESINA. Nesse sentido, lutaremos pela criação da lei do carnaval, a criação de uma Comissão Organizadora do Carnaval permanente e a realização de uma audiência pública intitulada “CARNAVAL NA POLÍTICA PÚBLICA: uma agenda em construção”.

Teresina, 22 de agosto de 2022

 

O projeto THE CARNAVAL  tem como finalidade salvaguardar o carnaval de Teresina através do samba, das marchinhas e da construção da identidade carnavalesca da capital, transmiti-lo às novas gerações e preservar a memória dessa festa popular, que é protegida pelo IPHAN como patrimônio cultural imaterial, pois são manifestações culturais que despertam um sentimento de pertencimento de comunidade.

O grupo desenvolve inúmeros trabalhos para a valorização do carnaval na cidade. Nas comemorações dos 171 anos de Teresina, por exemplo, o Piauí Samba (@piaui.samba) reuniu muitos jovens em workshop com Luara Bombom, passista da Escola de Samba Salgueiro do Rio de Janeiro; o presidente da Associação Carnavalesca Bloco do Paçoca, Messias Júnior (@messiasjuniorr) esteve presente acompanhando o trabalho liderado pelo sambista Robert Gleydson (@robertgleydson).

Veja fotos do tanto que o THE CARNAVAL movimentou a cultura teresinense em prol do carnaval durante este último ano (de agosto de 2022 a agosto de 2023) :

 

Quer saber mais do que tá acontecendo pelo Piauí? Veja a “agenda cultural”. Quer sugerir pautas para a Geleia Total? Manda a sua sugestão para: redacao.geleiatotal@gmail.com

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas