Artistas piauienses apresentam trabalho inspirado na lenda do Cabeça de Cuia durante a Noite da Fotografia, em Paris

Foto de uma pessoa agachada no chão e curvada sobre o próprio corpo, está sem camisa e vertebras da coluna apontam sob a pele. A cabeça dessa pessoa está dentro de uma enorme cuia.
Foto por Irakerly Filho

 

O trabalho intitulado “a cabeça e todo o resto” (la tête et tout le reste) combina dança, fotografia, música e vídeo, e será exibido na programação do Salão da Fotografia neste sábado na capital francesa.

Transmitida oralmente geração após geração, a imagem criada pela lenda do Cabeça de Cuia tem um importante lugar na identidade piauiense. A história conta sobre um pescador, que movido pela raiva e pela fome, mata a mãe com um osso e a partir dali se vê entregue à sina de vagar pelos rios Poty e Parnaíba carregando sua imensa cabeça que assume o formato de cuia.

E é a partir da vontade de elaborar mais a lenda que Igor Almeida (@almeidaigor) e Irakerly Filho (@irakerly) idealizaram este trabalho. O encontro desses dois artistas piauienses, nascidos e crescidos em Teresina e estabelecidos em Paris desde 2018, provoca um imaginário conterrâneo que se manifesta em cada um através de um dispositivo diferente: o corpo e a câmera.

Após sua estreia no Festival ON/OFF de Fotografia em Arles, na França, o trabalho transdisciplinar “a cabeça e todo o resto” agora terá sua exibição em Paris, durante a prestigiada Noite da Fotografia (La Nuit de la Photographie) marcada para o sábado, 7 de outubro, com início às 19h no Auditório Boris Vian.

Foto por Irakerly Filho

Este evento incluirá na sua programação homenagens, premiações, performances e discussões interativas, totalizando cinco horas de entretenimento. A principal missão deste evento é celebrar a arte da imagem fixa, reconhecendo sua evolução constante. É uma noite festiva dedicada à reflexão sobre o futuro da fotografia, reunindo apaixonados e profissionais do meio para contemplar as possibilidades que aguardam esta expressão artística.

Inicialmente pensado como uma exposição “fotocoreográfica”, o trabalho “a cabeça e todo o resto” acabou tomando outros rumos a partir de um convite feito por Denise Zanet, organizadora do evento BRASIL IMPREVISTO. A partir das fotos feitas pelo fotógrafo Irakerly Filho, o trabalho incorporou uma música encomendada ao artista Sérgio Donato e vídeos do curta metragem “Cidade entre rios” do cineasta Weslley Oliveira. A coordenação do projeto é assinada pelo produtor cultural Matheus Niquelatti que afirma:

“Esse trabalho que mistura fotografia, dança, música e vídeo nasce de uma reflexão sobre o que é identidade e do desejo de promover e exaltar a cultura do Estado do Piauí. Pra mim, é uma honra e um prazer enorme trabalhar com esses artistas piauienses tão criativos e talentosos.”

Feito por uma equipe artística toda piauiense, o trabalho passeia entre representação e imaginação, entre matéria e memória, entre imagem e movimento, e procura novas formas de imaginar uma identidade e (por que não?) de reinventá-la. Pelas cores e formas que assume, “ a cabeça e todo o resto” utiliza a imagem de uma lenda não apenas para testar a força imagética de uma identidade, mas sobretudo para abrir espaço para os sentidos da força simbólica daquilo que não se vê, mas se imagina.

“Participar da Noite da Fotografia, em Paris, com o nosso projeto ‘a cabeça e todo o resto’ é uma honra. O convite da Denise (Zanet), da Initial LABO, é uma oportunidade de mostrar para o público francês um pouco da nossa cultura piauiense. Fotografar o Igor, que é meu amigo de infância, em um contexto artístico que nós dois estamos desenvolvendo foi um processo fluido, mas também desafiador. Eu estou bastante feliz com o resultado”, conta Irakerly Filho.

Sobre a apresentação

Nome: a cabeça e todo o resto
Duração: 10’32’’
Data: 7 de outubro
Horário: 23h40
Local: Auditorium Boris Vian – Grande Halle de la Villette, Paris.

Ficha técnica

Performance: Igor Almeida
Fotografia: Irakerly Filho
Música: Sérgio Donato
Vídeo: Weslley Oliveira
Olhar Exterior: Ana Bárbara Rodrigues
Produção e coordenação: Matheus Niquelatti
Em parceria com: Initial Labo e Sapavaca Produções

La Nuit de la Photographie

La tête et tout le reste, une performance artistique multimédias
(photographie, danse, vidéo, musique)

par Igor Almeida, Irakerly Filho, Sergio Donato, Weslley Oliveira et Matheus Niquelatti

À Piauí, dans le nord-est brésilien, la légende raconte qu’un pêcheur tua sa mère de faim et de colère avec un os d’animal. Juste avant sa mort, la mère lui jeta un sort : il erre depuis le long des rivières en portant, en guise de tête, une immense jatte. Igor Almeida et Irakerly Filho, nés tous les deux à Teresina, capitale du Piauí, s’attachent à perpétuer cette légende orale, élément phare de l’imaginaire et l’identité piauiense.

 

Quer saber mais do que tá acontecendo pelo Piauí? Veja a “agenda cultural”. Quer sugerir pautas para a Geleia Total? Manda a sua sugestão para: redacao.geleiatotal@gmail.com

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas