Vem pro Piauí: Serra de Santo Antônio é um dos atrativos de Campo Maior

O Piauí está cheio de lugares incríveis para visitar. De norte a sul, o Estado surpreende com suas belezas naturais e paisagens de encher os olhos. São campos, serras, lagos, lagoas, rios, riachos, cachoeiras e muitos mais que, às vezes, são até desconhecidos pelos próprios piauienses.

A partir de hoje, vamos conhecer um pouco mais do nosso Estado, aqui no “Vem pro Piauí”. Aqueles lugares pouco divulgados, mas que possuem grande potencial turístico e que precisam ser mostrados. Ahh, e você também pode nos ajudar nessa missão, vamos divulgar juntos nosso lindo Piauí.

Para começar, vamos viajar a Campo Maior, que também é conhecida como “Terra dos Carnaubais, de Santo Antônio, dos Heróis do Jenipapo, do Açude Grande, da Carne de Sol”, enfim. A cidade fica distante cerca de 90 km de Teresina, no centro-norte do Piauí, e está entre as mais populosas do Estado, com mais de 45 mil habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Vista parcial do Açude Grande, em Campo Maior/PI

Dentre os atrativos de Campo Maior, a Serra de Santo Antônio chama atenção de todos. E esse nosso destino de hoje.

A Serra de Santo Antônio fica localizada entre os municípios de Campo Maior e Coivaras, às margens da rodovia estadual PI-215. Da zona urbana de Campo Maior até o “ponto de apoio” para subir a serra ou mesmo pegar uma trilha, são cerca de 15 km. É um local muito frequentado por ciclistas que pedalam pelas veredas e por aventureiros que fazem escalada e rapel. No período chuvoso, vários riachos se formam e se tornam pontos de lazer, principalmente, aos fins de semana, local ideal para se refrescar depois das trilhas.

“Ponto de apoio/partida” para subir a serra. Foto: Walter Júnior

O local não tem uma estrutura para receber turista, por isso, é bom você levar seu próprio alimento. Ahh, mas não pode esquecer de recolher todo o lixo gerado no local, leve sempre sua sacola para coletar os resíduos. Isso é muito importante para preservação da natureza.

Para quem consegue subir, a visão do topo da Serra é tirar o fôlego de tão lindo. Dá vontade de passar muitas horas apenas contemplando a natureza, e claro, registrando de vários ângulos um dos lindos lugares do Piauí.

Serra de Santo Antônio, Campo Maior/PI. Foto: Walter Júnior

A Serra de Santo Antônio é um local para quem gosta de estar em contato com a natureza, de sentir o sol na pele, de se aventurar pelas trilhas, de fugir da rotina. É importante também entrar em contato com alguém da região que conhece o local para que a aventura seja segura.

Parque Estadual da Serra de Santo Antônio

Em julho de 2019, o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), assinou o decreto 18.345, criando três parques ambientais no Estado, dentre eles, o “Parque Estadual da Serra de Santo Antônio”, com uma área aproximada de mais 3,6 hectares. Mas, até agora, não saiu do papel.

No vídeo abaixo, podemos conferir um pouco mais sobre a Serra de Santo Antônio, em Campo Maior.

Para conhecer mais sobre o Piauí e suas belezas naturais, acompanhe nossas redes sociais.

Instagram: Walter Júnior

YouTube: Canal Geogravando

 

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas